Ar polar entra no Centro-Oeste e derruba temperaturas, mas condição melhora ao longo da semana

Atualizado em: 06/06/2018 01:03:10

...De fato, cidades dessas localidades tiveram frio intenso no fim de semana, mas não foram reportados danos no campo até o momento.

Foto: Google
resized image

O frio voltou a tomar conta de várias regiões do Brasil nos últimos dias. Uma delas, a Centro-Oeste, característica pelas altas temperaturas. No final de semana, uma nova frente fria avançou pelo Centro-Sul e sua massa de ar polar conseguiu entrar em parte da região que é umas mais importantes produtoras de grãos do país, com queda de temperatura em todo o Mato Grosso do Sul e áreas do Mato Grosso.

"O contraste térmico entre o ar frio trazido pela massa polar e o ar quente que estava sobre o Centro-Oeste favoreceu a formação de muitas nuvens em parte da região", noticiou a Climatempo. Na manhã de domingo, por exemplo, praticamente todo o Mato Grosso do Sul teve temperaturas abaixo de 15ºC, inclusive na capital Campo Grande. Enquanto que no Sul e Sudoeste de Mato Grosso, as temperaturas ficaram entre 14ºC e 16ºC.

Veja o mapa com a previsão de temperaturas mínimas para até 60 horas (04/06 a 06/06) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperaturas mínimas para até 60 horas (04/06 a 06/06) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já havia informado na semana passada sobre a chegada dessa massa de ar de origem polar pelo Sul do Brasil, inclusive com alerta de geada na região, gerando preocupações. Nas últimas semanas algumas lavouras do Sul e também de áreas do Sudeste do Brasil foram afetadas, ainda que com prejuízos isolados. De fato, cidades dessas localidades tiveram frio intenso no fim de semana, mas não foram reportados danos no campo até o momento.

No domingo (03), São Joaquim (SC) registrou mínima de -0,7°C, São José dos Ausentes (RS): 0,9°C, Quarai (RS): 0,9°C, Soledade (RS): 1,4°C, Passo Fundo (RS): 1,7°C, Vacaria (RS): 1,8°C, Bom Jesus (RS): 1,8°C, Tupanciretã (RS): 2,1°C, Ibiruba (RS): 2,2°C e Cruz Alta (RS) 2,4°C. Já em todo o Centro-Oeste, durante o dia, as mínimas ficaram em cerca de 10°C, com a capital federal, Brasília (DF) com 9,38°C.

Veja o mapa com a previsão de precipitação para até 72 horas (05/06 a 07/06) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação para até 72 horas (05/06 a 07/06) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

A tendência para os próximos dias é de que o frio continue intenso sobre áreas do Sul do país. Já no Centro-Oeste, o dia já deve ficar mais quente nesta segunda-feira, segundo a Climatempo. "Mas ainda não tem o calorão de mais de 30°C", ressalta. Enquanto isso, no Sul e Sudoeste de Mato Grosso as temperaturas entrarão em elevação até o final desta semana, e não haverá mais a sensação de frio durante as madrugadas.

Nesta segunda-feira, além das temperaturas baixas, chuvas podem ser registradas nos estados do Sul com as áreas de instabilidade ainda bastante ativas na região. O tempo fica firme e sem precipitações no Sudeste, Centro-Oeste e interior nordestino. As chuvas continuam na região Norte. Nos próximos dias, região Sul, Sul do Mato Grosso do Sul e Sul e Oeste de São Paulo deverão acumular chuvas entre 30 mm a 50 mm, segundo a Climatempo.

Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada em todo o Brasil nas últimas 24 horas:

Mapa das áreas com precipitação acumulada em todo o Brasil nas últimas 24 horas - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Milho afetado pelo tempo frio e chuvoso na cidade de Engenheiro Beltrão (PR). Envio de Gilmar Cirilo de Assis
Milho afetado pelo tempo frio e chuvoso na cidade de Engenheiro Beltrão (PR). Envio de Gilmar Cirilo de Assis​

Plantio de aveia na Agropecuária Jacomina, em Passo Novo, Cruz Alta (RS)
Plantio de aveia na Agropecuária Jacomina, em Passo Novo, Cruz Alta (RS)

Lavoura de milho em Rio Verde (GO). Envio de Alex José Zamonaro Lopes
Lavoura de milho em Rio Verde (GO). Envio de Alex José Zamonaro Lopes​

Safra de Soja em Rio Verde (GO). Envio de Alex José Zamonaro Lopes
Safra de Soja em Rio Verde (GO). Envio de Alex José Zamonaro Lopes​

Milho sofrendo com estiagem em Primavera do Leste (MT). Envio de Jair Guariento

Milho sofrendo com estiagem em Primavera do Leste (MT). Envio de Jair Guariento​ 

Noticias Agricola

O Rádio, por suas características, entra na mente das pessoas e lá trabalha, criando um teatro individual. Desperta emoções e produz atitudes. Leia mais

MANTENHA CONTATO!

Últimas postagens

resized image
Orientações sobre idade mínima na educação infantil saem até setembro
17/08/2018
resized image
TSE registra mais de 23 mil candidatos às eleições de outubro
17/08/2018
resized image
HcanMt inaugura UTI pediatrica
00/00/0000

MURAL DE RECADOS

  • MAYSA VENTURA
    Parabéns pelo Site, agora de cara nova e pelas matérias postadas, sempre os áudios no jornal 1010 ....! Grande abraço a todos.

  • ROBERTO SHOW
    Olá pessoal do MT Via Rádio parabens pelo o trabalho de informação e a ajuda que nos dá para abrilhantar a nossa programação... 

Todos os Recados

MT Via Rádio © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados - Esse site é melhor visualizado em resolução 1024 ou superior

Desenvolvimento por: Ricard Cristian